Home Brasil Dengue: Anvisa recomenda três tipos de repelente contra mosquito; saiba quais | CNN Brasil

Dengue: Anvisa recomenda três tipos de repelente contra mosquito; saiba quais | CNN Brasil

por joaonakamura
0 Comente
dengue:-anvisa-recomenda-tres-tipos-de-repelente-contra-mosquito;-saiba-quais-|-cnn-brasil

Não é qualquer substância que é capaz ou recomendada para repelir mosquitos. O produto utilizado pode ser ainda mais específico dependendo do inseto que se quer evitar, como o Aedes aegypti.

Em meio a alta dos casos de dengue no país, a Anvisa recomenda, para o combate ao mosquito da dengue, o uso de repelentes regularizados pela agência que contenham alguma das três substâncias a seguir:

  • IR3535, presente em repelentes da Merck;
  • DEET (N-N-dietilmetatoluamida), presente em repelentes como Off;
  • Icaridina, presente em repelentes como Exposis.

A Anvisa reforça que os pais devem seguir orientação médica para aplicar repelentes em crianças com menos de dois anos.

A partir desta idade até os 12 anos, a agência recomenda o uso de repelentes contendo Icaridina ou DEET com concentrações de até 10% no máximo três vezes ao dia.

Dermatologistas apontam que o IR3535 é uma substância a princípio hidratante e que causa pouca irritabilidade, podendo ser aplicado em bebês com mais de 6 meses de vida.

No portal da Anvisa está disponível uma lista com os repelentes cosméticos regularizados pela agência.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também aponta que podem ser utilizados para se combater o mosquito da dengue os repelentes saneantes – os produtos para uso no ambiente.

Entre os compostos indicados pela Anvisa, está o óleo de neem, que possui a substância azadiractina. O uso é aprovado em inseticidas, mas o produto deve estar registrado. A lista de saneantes aprovados pela agência também pode ser conferida no portal.

A Anvisa afirma que inseticidas à base de citronela, andiroba, óleo de cravo, entre chamados “naturais”, não possuem eficácia comprovada.

Além disso, produtos via oral, sejam comprimidos ou vitaminas, também não tem indicação aprovada para repelir o mosquito da dengue.

*Sob supervisão de Lígia Tuon

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.