A Danone está retirando lotes de fórmulas infantis na Áustria, Alemanha e França
REUTERS/Sarah Meyssonnier
A Danone está retirando lotes de fórmulas infantis na Áustria, Alemanha e França, informaram a empresa e uma agência governamental austríaca responsável pela alimentação, ampliando um recall do setor provocado pela contaminação com a toxina cereulida.
A cereulida, que pode causar náuseas e vômitos, foi detectada em ingredientes de um fornecedor chinês para vários fabricantes de fórmulas infantis, incluindo a Nestlé, a Danone e a Lactalis.
Recall iniciado em janeiro
Um recall voluntário e preventivo foi iniciado pela Nestlé em 6 de janeiro e envolveu lotes de fórmulas infantis e de seguimento comercializadas em diversos países da Europa e suscitou preocupações entre os pais.
À época do anúncio, a empresa afirmou que não havia registros confirmados de reações adversas associadas aos produtos incluídos no recall, em nenhuma parte do mundo. Também orientou os consumidores a interromper imediatamente o uso dos lotes afetados e a buscar devolução e reembolso.
Entre os produtos recolhidos na Europa estavam fórmulas infantis de marcas como SMA, BEBA e NAN, segundo comunicados da empresa.
Nestlé anuncia o recolhimento de produtos contaminados. Veja os lotes
Procon/Divulgação
Na França, a Danone disse em um comunicado que estava retirando certos lotes de suas marcas Gallia e Bledina como medida de precaução, após limites mais rígidos para a cereulida introduzidos pela agência de segurança alimentar da União Europeia.
A empresa também está recolhendo lotes de produção das fórmulas infantis Aptamil e Milumil na Áustria e na Alemanha, informou a Agência Austríaca de Saúde e Segurança Alimentar na quinta-feira (5).
Um site do governo francês que lista os recalls de produtos mostrou que o recall da Danone envolveu dezenas de lotes.
Investigadores franceses também estão analisando se há uma ligação entre as mortes de dois bebês e a fórmula infantil recolhida da marca Guigoz, do grupo suíço Nestlé. Os resultados são esperados nos próximos dias.
“Paramos de usar leite em pó, porque não podemos mais confiar em nenhuma marca, já que é uma empresa chinesa que fabrica óleo de amendoim e fornece para todos os produtores europeus de leite ultraprocessado (…) Passamos a usar leite de vaca líquido e só”, informou Pierre-Antoine Boillon, pai de duas crianças, incluindo um bebê à Reuters.
Reino Unido investiga 36 casos prováveis de intoxicação alimentar em bebês após recall
Nesta quinta-feira (5), autoridades do Reino Unido informaram que 36 bebês podem ter desenvolvido sintomas compatíveis com intoxicação alimentar, como vômitos persistentes, após o consumo de fórmulas infantis recolhidas no país no início de janeiro. Os casos estão sob investigação da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.
Segundo o órgão, os episódios são considerados casos prováveis, já que os produtos afetados circularam amplamente antes do recall. Diante disso, hospitais britânicos foram alertados para ficar atentos a sintomas compatíveis com intoxicação alimentar em crianças pequenas.
Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido afirmou que, dada a ampla disponibilidade dos produtos antes do recolhimento, a ocorrência de alguns casos compatíveis com intoxicação alimentar era esperada.
O órgão informou ainda que os indicadores atuais de vigilância não mostram aumento incomum nos relatos de vômitos em crianças menores de um ano para esta época do ano. Mesmo assim, os dados seguem sendo monitorados.
A cereulide pode causar náuseas, vômitos persistentes, diarreia e letargia, geralmente até seis horas após o consumo do alimento.
Outros recolhimentos
Duas semanas após o recall iniciado pela Nestlé, a Danone também anunciou o recolhimento de um lote de sua fórmula infantil Aptamil.
Segundo a Reuters, a preocupação com a possível presença da toxina levou a recolhimentos em dezenas de países, ampliando a atenção das autoridades sanitárias e a apreensão entre pais.
As autoridades britânicas não informaram quantos dos 36 casos prováveis estão associados a cada produto específico.
Orientação a pais e cuidadores
As autoridades de saúde reforçam que produtos incluídos nos recalls não devem ser consumidos. Pais e cuidadores devem procurar orientação médica caso observem sintomas compatíveis com intoxicação alimentar após o uso de fórmulas dos lotes afetados.
Em nota, a Nestlé afirma que os consumidores que possuírem produtos dos lotes afetados devem interromper imediatamente o uso e entrar em contato com o Atendimento ao Consumidor da Nestlé para devolução gratuita e reembolso integral.
“A Nestlé afirma que está atuando em cooperação com as autoridades competentes e reforça que qualidade e segurança dos alimentos são prioridades inegociáveis. Após a identificação da inconformidade, a empresa realizou uma investigação interna, que apontou uma falha em um ingrediente fornecido por um terceiro. O fornecedor foi notificado e os protocolos de controle de qualidade foram reforçados para evitar recorrências.”