Criação integrada de ovelhas tem algumas vantagens

Criação integrada de ovelhas tem algumas vantagens

Na propriedade de Fernando Gomes, as ovelhas são parte fundamental da integração lavoura pecuária. Durante a entressafra, elas pastam na área de amendoim, aproveitando os brotos que permanecem no solo após a colheita.

O plantio de amendoim dura cinco a seis meses, do preparo do solo à colheita. No restante do tempo, a terra ficaria ociosa, mas a presença das ovelhas garante o aproveitamento do espaço.

Uma das vantagens do sistema é que a soqueira do amendoim (os brotos que permanecem no solo após a colheita) serve como fonte de nutrientes para as ovelhas. Sem essa integração, seria necessário investir em ração e ampliar a área de pasto. No fim, a prática representa uma economia para a propriedade.

Quando chega o período de preparar o solo para o próximo plantio, as ovelhas são guiadas para o pasto reserva, onde permanecem até o fim da safra seguinte. Durante esse manejo, os cães border-collie auxiliam no pastoreio, garantindo a movimentação organizada do rebanho e o treinamento dos animais.

A criação das ovelhas, entretanto, demanda muita dedicação, já que possui inúmeros desafios, especialmente relacionados à comercialização e ao abate, fatores que impactaram a redução do plantel na propriedade.

Veja a reportagem exibida no programa em 07/08/2025:

Criação integrada de ovelhas tem algumas vantagens

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

Postagens relacionadas

Florada dos ipês embeleza a zona rural

Clima ajuda e safra de alcachofra deve ser boa

Qualidade da pastagem cai com estiagem e preocupa pecuaristas