Início » Conversa com o Autor entrevista escritor e compositor Nei Lopes

Conversa com o Autor entrevista escritor e compositor Nei Lopes

por Radio MEC
conversa-com-o-autor-entrevista-escritor-e-compositor-nei-lopes

O Conversa com o Autor que a Rádio MEC transmite neste domingo (16), às 12h30, abre a Semana da Consciência Negra com uma entrevista inédita com o escritor, compositor, cantor e estudioso da cultura brasileira Nei Lopes. Considerado um dos principais intelectuais do país em atividade, Nei é reconhecido como um grande nome da literatura e das artes brasileiras.

Ao longo do bate-papo com a jornalista Katy Navarro, o convidado fala sobre o lançamento do Dicionário dos direitos humanos e afins, pela Editora Civilização Brasileira. Na obra, ele traduz quase 500 verbetes para a fala popular, esclarecendo conceitos e práticas ligadas aos direitos humanos. 

Figura essencial para o pensamento brasileiro, Nei Lopes conta no programa que a publicação oferece ferramentas para ampliar a leitura de mundo de pesquisadores, ativistas, educadores e estudantes. Mais do que palavras impressas no papel, os significados listados têm implicações na vida prática. O livro é, antes de tudo, uma obra de respeito à cultura e à cidadania.

Carioca de 1942, Nei Lopes é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor honoris causa por quatro prestigiosas universidades: UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor de mais de quarenta livros, incluindo ficção e poesia, Nei assina também diversas obras de referência, como Enciclopédia brasileira da diáspora africana (Selo Negro) e Novo dicionário banto do Brasil (Pallas). 

Na música popular, sobretudo no samba, Lopes é compositor premiado, com parcerias renomadas e canções interpretadas por grandes artistas, como Alcione, Candeia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Zeca Pagodinho. Recebeu a medalha da Ordem do Rio Branco pela importância de sua obra sobre cultura africana e afro-diaspórica. 

Pela Editora Civilização Brasileira, publicou Dicionário da história social do samba, vencedor do Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção, e lançou também Filosofias africanas: uma introdução (ambos em parceria com o escritor Luiz Antonio Simas), além de Dicionário da antiguidade africana.

Apresentado por Katy Navarro e com produção de Rafael Tavares, o programa Conversa com o Autor tem o objetivo de divulgar a literatura brasileira e incentivar a leitura. A atração semanal da Rádio MEC recebe escritores para entrevistas sobre suas publicações e assuntos variados do mundo dos livros.

São quase 30 minutos de papo descontraído e repleto de conteúdo em que autores nacionais ficam à vontade para falar sobre seus trabalhos. As conversas abordam lançamentos, títulos, curiosidades, processo criativo, sugestões de obras, leituras e as diversas narrativas literárias dos autores brasileiros.

Lançada há pouco mais de uma década, em 2013, a produção tem todos episódios da nova temporada disponíveis em formato de videocast no canal da Rádio MEC no YouTube.

Sobre a Rádio MEC 

Conhecida de norte a sul do país como A Rádio de Música Clássica do Brasil, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos. 

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa. 

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537. 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®