Início » Comunicado da Otan deve criticar China por apoio à Rússia, mostra rascunho | CNN Brasil

Comunicado da Otan deve criticar China por apoio à Rússia, mostra rascunho | CNN Brasil

por salvadoroliveira
15 visualizações
comunicado-da-otan-deve-criticar-china-por-apoio-a-russia,-mostra-rascunho-|-cnn-brasil

Os aliados da Otan prometerão apoiar a Ucrânia num “caminho irreversível” para a integração à Aliança e apelarão à China para cessar todo o apoio ao esforço de guerra da Rússia contra Kiev, de acordo com um rascunho de comunicado conjunto visto pela Reuters nesta quarta-feira (10).

A China tornou-se um facilitador decisivo do esforço de guerra da Rússia na Ucrânia e Pequim continua a colocar desafios sistêmicos à Europa e à segurança, de acordo com o rascunho de comunicado desenvolvido na cúpula da Otan em Washington.

Os países da Otan pretendem fornecer à Ucrânia um financiamento mínimo de 40 bilhões de euros no próximo ano e estabelecer um mecanismo para coordenar o fornecimento de equipamento militar e treino para a Ucrânia, de acordo com a prévia do documento.

Os aliados ainda devem se comprometer a apoiar a Ucrânia no seu caminho para a plena integração euro-atlântica, incluindo a adesão à Otan, afirmou. Um convite para aderir à aliança será estendido a Kiev quando os aliados concordarem e as condições forem atendidas, diz o projeto.

O projeto também discute a importância do oceano Indo-Pacífico para a Otan, uma vez que os desenvolvimentos na região afetam diretamente a segurança euro-atlântica, e a aliança saúda a cooperação reforçada com os parceiros da Ásia-Pacífico para apoiar a Ucrânia, indica o rascunho.

A Otan também está preocupada com os desenvolvimentos nas capacidades e atividades espaciais da China e insta Pequim a se envolver em discussões estratégicas sobre redução de riscos, afirma o rascunho.

Os aliados estão dispostos a manter canais de comunicação com Moscou para mitigar os riscos e evitar a escalada dos conflitos, segundo a prévia do comunicado.

Os países da Otan assinam o documento final da cúpula na quinta-feira (11) em Washington, celebrando o 75º aniversário da aliança.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®