Clima ajuda e safra de alcachofra deve ser boa

Clima ajuda e safra de alcachofra deve ser boa

De origem mediterrânea, a alcachofra encontrou em Piedade (SP) um lugar ideal para se desenvolver. O clima temperado e o solo fértil da região se tornaram aliados na produção da flor comestível, que conquista cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

As folhas da planta são grandes e recortadas, mas é o miolo protegido por pequenos saquinhos de papel que guarda o verdadeiro tesouro: as flores roxas, que atraem o consumidor e têm maior valorização comercial.

As alcachofras menores também são aproveitadas, mas seguem para outros usos, como conservas ou processamento.

Este ano, o clima colaborou. O frio mais intenso resultou em flores maiores e mais vistosas, o que elevou a qualidade da safra. O auge da colheita acontece na primavera, mas, com técnicas de manejo, os agricultores conseguem estender a produção para outros períodos do ano.

A família Miyazaki, uma das mais tradicionais no cultivo de alcachofras na região, espera colher cerca de 22 mil caixas nesta safra. Cada caixa com 16 unidades deve chegar aos supermercados por um preço entre R$ 70 e R$ 80, dependendo da procura.

Com visual marcante e sabor diferenciado, a alcachofra roxa vem conquistando novos consumidores e ampliando seu espaço nas feiras, supermercados e restaurantes. Em Piedade, a flor não é apenas um cultivo — já virou símbolo da agricultura local.

Veja a reportagem exibida no programa em 14/09/2025:

Clima ajuda e safra de alcachofra deve ser boa

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

Postagens relacionadas

Florada dos ipês embeleza a zona rural

Qualidade da pastagem cai com estiagem e preocupa pecuaristas

Governo quer estimular shoppings, hotéis e outros empreendimentos comerciais em aeroportos