Casa Brasil Chuvas no RS: voluntários relatam insônia e sonhos relacionados aos resgates | CNN Brasil

Chuvas no RS: voluntários relatam insônia e sonhos relacionados aos resgates | CNN Brasil

por afonsobenites
1 visualizações
chuvas-no-rs:-voluntarios-relatam-insonia-e-sonhos-relacionados-aos-resgates-|-cnn-brasil

O supervisor de treinamento Vinicius Bernardes tem atuado como voluntário desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul. Em entrevista à CNN, ele relatou que os últimos dias têm sido extremamente difíceis, com pouco tempo para dormir e descansar.

Bernardes explicou que a parte psicológica tem sido um grande desafio, com voluntários sofrendo de insônia e sonhos relacionados aos resgates. “Isso é uma coisa comum entre os voluntários. Então, isso é uma questão psicológica que afeta a gente”, afirmou.

Além disso, os voluntários também estão expostos a doenças devido às águas contaminadas.

Apesar das adversidades, Bernardes enfatizou que o foco principal é resgatar vidas. “O nosso lema na zona de resgate é de que todas as vidas importam”, disse ele.

Convencendo as pessoas a deixarem suas casas

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelos voluntários é convencer as pessoas a deixarem suas casas e se abrigarem em locais seguros.

Muitos moradores se recusam a sair por medo de terem suas residências saqueadas. Bernardes explicou que os voluntários precisam fazer um trabalho psicológico para tranquilizar as pessoas e garanti-las de que seus pertences e animais de estimação também serão resgatados.

Preocupações com o futuro

Além dos desafios imediatos, Bernardes expressou preocupações sobre o futuro das pessoas afetadas pelas enchentes. Muitas delas perderam suas casas e não têm para onde voltar.

Ele fez um apelo para que o Estado forneça moradias e o mínimo de dignidade para essas pessoas, a fim de evitar que elas sejam obrigadas a recorrer à criminalidade.

“Essas pessoas hoje, as roupas que elas estão no corpo, nem as roupas são delas. São frutos de doações. Então as pessoas precisam de dignidade para viver”, declarou Bernardes.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®