Casa Brasil Chuvas no RS: cerca de 150 mil pessoas seguem sem água em Porto Alegre | CNN Brasil

Chuvas no RS: cerca de 150 mil pessoas seguem sem água em Porto Alegre | CNN Brasil

por guilhermegama
2 visualizações
chuvas-no-rs:-cerca-de-150-mil-pessoas-seguem-sem-agua-em-porto-alegre-|-cnn-brasil

Há quase duas semanas, cerca de 150 mil pessoas seguem água na capital gaúcha, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A previsão é de que nesta quarta-feira (15), o abastecimento seja retomado na cidade.

A retomada do abastecimento, após as enchentes que atingiram a cidade, depende da operação de manutenção da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, que responde por 21 bairros de Porto Alegre e deixou de funcionar no dia 2 de maio, deste mês, devido à inundação do Guaíba.

O motor dessa estação operou por 30 minutos e queimou na tarde desta segunda-feira (12). As equipes do Dmae estão substituindo o equipamento nesta terça-feira (14). “Estamos no sistema Moinhos de Vento fazendo a manutenção e tentando ligar os motores para reativar”, disse Maurício Loss, diretor-geral do Dmae à CNN. O novo motor, de 2,3 toneladas instalado no local.

Outras quatro estações estão operando em capacidade reduzida a 70%: São João Menino de Deus, Tristeza e Belém Novo. A estação de Ilha Pintada está sem operação e sem previsões de volta — o sistema foi totalmente destruído pelas chuvas e deixou cinco ilhas sem abastecimento.

As nove Estações de Tratamento (ETEs) também não estão operando, devido às fortes chuvas. Entre as 23 casas da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap), que auxiliam na drenagem urbana, oito estão em operação e duas sem funcionamento. Elas foram inundadas e tiveram de ser desligadas por risco de choque elétrico.

200 mil imóveis desabastecidos em 15 cidades

Até a manhã desta terça-feira (14), o desabastecimento de água afeta 200 mil imóveis em 15 cidades do Rio Grande do Sul, segundo a Corsan, Companhia Riograndense de Saneamento. Na região metropolitana, 132 mil imóveis seguem sem água em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.

Em nota, a concessionária informou que as fortes chuvas do último fim de semana tiveram impactos significativos no trabalho de recuperação dos sistemas de abastecimento de água, principalmente nos municípios dos vales do Taquari e Caí, devido à elevação do nível dos rios.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®