Home Mundo Chile se despede de ex-presidente Sebastián Piñera em funeral | CNN Brasil

Chile se despede de ex-presidente Sebastián Piñera em funeral | CNN Brasil

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
chile-se-despede-de-ex-presidente-sebastian-pinera-em-funeral-|-cnn-brasil

O funeral de Estado do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera começou no antigo Congresso chileno, em Santiago, nesta sexta-feira, na despedida final ao ex-mandatário.

Piñera, de 74 anos, morreu na terça-feira depois que o helicóptero que ele pilotava caiu em um lago no sul do Chile. Os serviços funerários estatais começaram na quarta-feira na capital com um velório privado antes de serem abertos ao público.

“Hoje compartilhamos o choque da trágica partida de um homem, um pai, marido, avô e figura pública que foi um líder em nossa transição para a democracia”, disse o presidente Gabriel Boric durante a cerimônia no antigo Congresso.

Piñera, um bilionário conservador que governou o país pela primeira vez de 2010 a 2014, supervisionou períodos de forte crescimento econômico, mas também protestos contínuos. O próprio Boric foi líder de um protesto estudantil durante o primeiro mandato de Piñera, exigindo reformas educacionais.

“Atualmente, alguns se lembram que éramos adversários políticos. É verdade”, disse Boric, acrescentando que os dois conseguiram chegar a um acordo e até conversaram no dia anterior à sua morte para discutir os recentes incêndios florestais que mataram 131 pessoas na região central do Chile.

Piñera também supervisionou o resgate de 33 mineiros que estavam presos sob o deserto de Atacama. O incidente se tornou uma sensação na mídia global e foi tema de um filme de 2014, “Os 33”.

Um dos mineiros, Juan Carlos Aguilar, que foi prestar suas homenagens a Piñera na quinta-feira, lembra-se da emoção após ouvir o ex-presidente quando fizeram contato pela primeira vez.

“Imagine que você está ouvindo o presidente dizer: ‘Vamos procurar por vocês como se fossem nossos filhos.’ Nunca vou me esquecer disso”, disse Aguilar.

Durante o segundo mandato de Piñera, de 2018 a 2022, protestos em grande escala, muitas vezes violentos, contra a desigualdade eclodiram em 2019 e terminaram com promessas de redação de uma nova Constituição. Piñera também supervisionou a resposta do país à pandemia.

Após a cerimônia no antigo Congresso, o caixão de Piñera será escoltado até a catedral metropolitana e o palácio presidencial La Moneda, no centro de Santiago, antes de ser levado ao cemitério Parque del Recuerdo.

(Por Alexander Villegas e Natalia Ramos)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.