Início » Centro nacional de bioenergia celebra aprovação do aumento de etanol na gasolina

Centro nacional de bioenergia celebra aprovação do aumento de etanol na gasolina

por Redação
centro-nacional-de-bioenergia-celebra-aprovacao-do-aumento-de-etanol-na-gasolina

A medida foi anunciada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na quarta-feira (25) e representa um marco para a cadeia de biocombustíveis. Para a região de Ribeirão Preto (SP), com forte presença de usinas sucroenergéticas, a decisão é vista como um passo fundamental para o avanço do setor.

Na prática, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% vai para 30% e, no caso do biodiesel, a elevação será de 14% para 15%.

“Essa decisão histórica reforça o posicionamento do Brasil na transição energética global e representa uma conquista importante para toda a cadeia produtiva de biocombustíveis, do produtor rural à indústria de base”, destacam em nota conjunta Ceise Br e CPL Bioenergia.

O objetivo do CNPE com a aprovação da nova mistura é elevar o Brasil até a autossuficiência em petróleo e não depender da oscilação do mercado internacional, ainda mais agora com a escalada dos conflitos no Oriente Médio.

“O petróleo, com essas incertezas, fica toda hora variando o preço na bomba para o consumidor, então, mesmo que hoje a Petrobras consiga controlar isso, porque tem um ‘colchão’, a medida será muito importante para ela, para o Brasil e para o consumidor também”, afima Antônio Eduardo Tonielo Filho, diretor do Ceise Br.

Impacto na economia local e nacional

Neste caso, a região de Ribeirão Preto, com forte concentração de usinas sucroenergéticas e indústrias de base que fornecem equipamentos e tecnologia, tem muito a ganhar com a aprovação do E30 e B15.

A expectativa também é de retomada de investimentos e geração de novos empregos. Segundo as entidades, a medida impulsiona a autossuficiência energética do país, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e fortalecendo a economia nacional.

Com o aumento da demanda por etanol e biodiesel, as usinas devem ser estimuladas a ampliar e modernizar a capacidade instalada, investindo em tecnologias de refino e processamento.

Isso pode gerar mais oportunidades para a indústria metalúrgica e de equipamentos de Sertãozinho e cidades vizinhas, que já são referências neste segmento.

Bomba de combustível em posto de Ribeirão Preto, SP gasolina etanol combustíveis — Foto: Reprodução/EPTV

Compromisso ambiental e benefícios ao consumidor

Além dos benefícios econômicos, a decisão é considerada um passo estratégico para a descarbonização da matriz de transporte brasileira, alinhada aos compromissos climáticos do Brasil para a COP30.

A priorização de combustíveis renováveis valoriza o potencial produtivo do setor e, de acordo com o Ceise Br, pode trazer ganhos ao consumidor, com a expectativa de redução de preços na bomba e a criação de novos postos de trabalho.

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®