Home Brasil Celular Seguro: Saiba como proteger o celular no Carnaval | CNN Brasil

Celular Seguro: Saiba como proteger o celular no Carnaval | CNN Brasil

por guilhermegama
0 Comente
celular-seguro:-saiba-como-proteger-o-celular-no-carnaval-|-cnn-brasil

Quem vai às ruas festejar o feriado de Carnaval deve redobrar os cuidados com os celulares para evitar roubos e furtos. O aplicativo Celular Seguro, tecnologia lançada pelo Governo Federal, foi desenvolvida para ser usada nessas ocorrências e proteger os dados dos cidadãos armazenados nos telefones.

Após a perda, roubo ou furto, além de comunicar o ocorrido, a ferramenta permite acionar bloqueios do próprio aparelho e de aplicativos bancários, ou até mesmo, evitar eventuais acessos disponíveis no celular por quem cometeu o crime.

De acordo com dados do levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desta quarta-feira (07), 1.475.744 usuários cadastrados na plataforma. 1.142.092 telefones já constam no aplicativo, assim com 1.047.844 pessoas de confiança e 19.305 alertas de bloqueio.

Como usar o Programa Celular Seguro

É preciso criar ou estar logado em sua conta Gov.br. Em seguida, baixar o aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e fazer o login usando seu CPF e sua senha. Automaticamente, chegará em sua conta Gov.br um código de autenticação.
Depois, o aplicativo mostrará o Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, para seguir adiante, o usuário deve clicar em continuar. Cumpridas essas etapas, é possível visualizar a Página Inicial, que possui três funcionalidades:

  • Pessoas de Confiança: onde é possível cadastrar indicados pelo usuário para que, em caso de perda, roubo ou furto do aparelho, criem ocorrências em seu nome.
  • Registrar Telefone: para vincular seu aparelho ao seu CPF.
  • Registrar Ocorrência: onde é possível registrar casos de perda, roubo ou furto, sendo que o aparelho é bloqueado instantaneamente.

Como registrar ocorrência?

Se acontecer perda, furto ou roubo do telefone, você ou uma das pessoas de confiança indicadas poderão criar uma ocorrência em “Registrar Ocorrência”.

O primeiro passo é selecionar o aparelho que você desejar fazer a ocorrência. Essa opção está disponível em “Meus Telefones”, caso seja você que faça a ocorrência, ou “Telefones de Confiança”, se for uma das pessoas indicadas. Em seguida, aparecerá a lista de aparelhos cadastrados. Selecione e clique no botão “Alerta”. Para emitir o alerta, é preciso colocar: data, tipo de situação (perda, roubo, hora, estado e cidade) para, depois, clicar em “Emitir”.

Quando a ocorrência for emitida, será gerado o número de protocolo. “Precisamos que você guarde esse número, pois para atendimentos posteriores com nossos parceiros, você precisará fornecê-los”. O protocolo é formado por três partes: a data do registro, o número do telefone de que foi solicitado o bloqueio e o CPF do solicitante.

Depois de registrada a ocorrência, o Celular Seguro fará a integração com as instituições participantes, como bancos e operadoras de telefonia, para suspender o funcionamento do dispositivo e de serviços, como movimentações financeiras, por exemplo.

Caso você recupere o aparelho ou queira seguir acessando os aplicativos bancários, será preciso entrar em contato com as instituições para fazer o desbloqueio das contas.

*(sob supervisão de Marcos Guedes)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.