Home Brasil Carnaval: Rio usará reconhecimento facial pela primeira vez nos dias de folia | CNN Brasil

Carnaval: Rio usará reconhecimento facial pela primeira vez nos dias de folia | CNN Brasil

por RIGUE
0 Comente
carnaval:-rio-usara-reconhecimento-facial-pela-primeira-vez-nos-dias-de-folia-|-cnn-brasil

O governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou, na manhã desta segunda-feira (5) o plano operacional do Estado para o Carnaval de 2024. A Segurança Pública terá, pela primeira vez na festividade, reconhecimento facial e mais de 12 mil policiais no patrulhamento.

Durante o anúncio, no Palácio Guanabara, o governador falou sobre as campanhas que serão realizadas pelo Estado durante os dias de folia, como ações de conscientização contra o assédio à mulher e sobre a dengue.

Segundo o governo, ao todo serão 12.100 policiais militares que reforçarão o patrulhamento na capital e no interior. Esse número representa um aumento de 5% comparado a 2023.

“São mais de 12 mil policiais extras para garantir o acesso de todos a essa festa maravilhosa. Esse é um trabalho de integração não somente das secretarias de governo, mas também com os municípios” ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos.

Além disso, o videomonitoramento com reconhecimento facial, utilizado pela primeira vez este ano pela Polícia Militar, atuará na orla da capital, Sambódromo, estações de metrô e Supervia. Todas as imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), afirmou o governo.

A ocupação hoteleira já está em 85% no estado. A expectativa é de que 5 milhões de foliões gerem uma movimentação financeira de cerca de R$ 4,5 bilhões na economia da capital. Cláudio Castro afirmou durante o anúncio que estão preparados com um grande plano operacional.

“Fizemos um investimento de R$ 62,5 milhões, o maior da história do Carnaval do Rio de Janeiro, destinado às escolas de samba, a um novo calendário de eventos durante todo o ano na Cidade do Samba, e nos blocos e outras manifestações culturais, afirmou o governador.”

Na Marquês de Sapucaí, no Setor 11, será montado um posto avançado da 6ª DP (Cidade Nova) e unidades especializadas da Polícia Civil. Seis torres de observação também serão instaladas ao longo da Avenida Presidente Vargas e durante todo o evento haverá monitoramento por drones.

Haverá revista com 250 detectores de metais além de pontos de interceptação nos megablocos, no Centro do Rio e também nas estações de metrô da Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leblon).

Governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou medidas para o Carnaval / Divulgação

Outras ações:

‘Ouviu um não? Respeite a decisão’

Campanhas para a segurança da mulher foram intensificadas, e durante o Carnaval o lema “Ouviu um não? Respeite a decisão” ganha ainda mais espaço durante a folia. O aplicativo Rede Mulher, o 190RJ da Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha (com 46 viaturas), o programa Empoderadas e o reforço de policiais civis nas 14 Delegacias de Atendimento à Mulher também farão parte das estratégias do governo.

Saúde

A campanha “Contra a dengue todo dia” tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população para o combate à dengue. A ação vai reforçar as ações do Estado no atendimento à população e incentivar o envolvimento de todos, com a distribuição de repelentes, adesivos, bandanas e chapéus com alertas sobre a doença para o público no Sambódromo.

Lei Seca

No Sambódromo, haverá teste de bafômetro nos motoristas dos carros alegóricos dos grupos Ouro e Especial. Já nas ruas e estradas, blitzes diurnas e noturnas farão parte das ações, além do uso de drones para auxiliar e evitar a fuga e troca dos condutores dos veículos interceptados.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.