Câmara aprova projeto que pode dificultar aborto legal em crianças vítimas de estupro: como votaram os partidos e deputados

Câmara aprova projeto que pode dificultar aborto legal em crianças vítimas de estupro: como votaram os partidos e deputados


Câmara aprova projeto que pode dificultar aborto legal em crianças vítimas de estupro
Reprodução
Impulsionada pela votação unânime do PL e com apoio de partidos do centrão, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto que suspende uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre o direito de menores ao aborto legal.
Clique aqui para ver como votaram os partidos e aqui para ver os votos de cada deputado.
Foram 317 votos a favor da urgência pela suspensão do projeto, 111 votos contra e uma abstenção. 83 deputados estavam ausentes na sessão.
Na prática, ao sustar a resolução do Conanda, o projeto pode dificultar o acesso de crianças e adolescentes ao aborto legal. Atualmente, a legislação brasileira permite o procedimento em três casos: gravidez decorrente de violência sexual, risco de vida para a gestante e quando o feto é anencéfalo.
O PL orientou a bancada a favor da proposta e registrou 74 votos favoráveis, a totalidade dos deputados presentes da legenda. Também votaram integralmente a favor da urgência os deputados presentes do PSD, Podemos, Novo, PRD e Cidadania.
Os votos contra a urgência vieram majoritariamente de partidos de esquerda. No PT, 60 deputados votaram contra, e dois votaram a favor: Marcon (RS) e Valmir Assunção (BA). As bancadas do PSOL, PCdoB e Rede votaram integralmente contra a proposta.
Dos partidos que votaram a favor do projeto:
Todos os 74 deputados do PL presentes votaram a favor;
Além do PL, todos os deputados presentes do PSD (39 votos), Podemos (15 votos), PRD (3 votos), Novo (4 votos) e Cidadania (1 voto), tiveram votos favoráveis;
A maioria dos deputados presentes do União Brasil (46 votos a favor e 4 contra), do PP (38 votos a favor e 9 contra), do Republicanos (38 votos a favor e 7 contra), do MDB (32 votos a favor e 9 contra), do PSDB (9 a favor e 2 contra), do Avante (5 votos a favor e 2 contra), do PDT (4 votos a favor e 3 contra), e do Solidariedade (2 a favor e 1 contra) tiveram votos favoráveis.
Dos partidos que votaram contra o projeto:
Dos deputados presentes do PT, 60 votaram contra e 2 votaram a favor: Marcon (RS) e Valmir Assunção (BA);
Todos os deputados do PSOL (13 votos), PCdoB (9 votos) e Rede (2 votos) foram contrários;
A maioria dos deputados presentes do PSB (9 votos contra e 4 a favor) e do PV (3 votos contra e 1 a favor) tiveram votos contrários ao projeto.
A abstenção foi do deputado AJ Albuquerque (PP-CE).
Barroso vota para descriminalizar aborto até a 12ª semana
Veja como votaram os partidos:

Confira como votaram os deputados:

Postagens relacionadas

Em e-mails, Epstein diz ter recebido ligação com Lula e chama Bolsonaro de ‘o cara’

Fragmentação da oposição no 1ª turno pode ser pior para Lula, diz diretor da Quaest

Investigação aponta propina para deputado federal no esquema de desvios do INSS