Home Mundo Caça F-16 dos EUA cai na Coreia do Sul; caso é terceiro acidente em um ano | CNN Brasil

Caça F-16 dos EUA cai na Coreia do Sul; caso é terceiro acidente em um ano | CNN Brasil

por tiagotortella
0 Comente
caca-f-16-dos-eua-cai-na-coreia-do-sul;-caso-e-terceiro-acidente-em-um-ano-|-cnn-brasil

Um caça F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos caiu na costa da Coreia do Sul nesta quarta-feira (31). Essa é a terceira queda de um avião de guerra dos EUA baseado na Coreia em menos de um ano.

O incidente aconteceu durante uma missão de treinamento sobre as águas a oeste da Península Coreana por volta das 8h41, no horário local, de acordo com um comunicado da Base Aérea de Kunsan, que fica a cerca de 180 quilômetros ao sul da capital Seul.

O piloto, designado para a 8ª Ala de Caça, conseguiu ejetar com segurança e foi recuperado cerca de 50 minutos após o acidente, informou a nota da Força Aérea. Ele estava consciente e foi levado a um centro médico para avaliação.

“Estamos muito gratos às forças de resgate da República da Coreia e a todos os nossos companheiros de equipe que tornaram possível a rápida recuperação do nosso piloto”, afirmou o coronel Matthew Gaetke, comandante da 8ª Ala de Caça, em comunicado.

“Agora, mudaremos nosso foco para a busca e recuperação da aeronave”, complementou. A causa da queda está sob investigação.

Terceira queda em um ano

O acidente desta quarta-feira (31) foi o terceiro com um F-16 baseado na Coreia do Sul em menos de um ano, embora não haja indicações de que os casos estejam relacionados.

Em dezembro, um F-16 de Kunsan caiu na costa oeste da península durante um treinamento.

O piloto conseguiu ejetar e foi resgatado pelas forças marítimas sul-coreanas, segundo disse à época a 8ª Ala de Caça dos EUA, acrescentando que não seriam divulgadas mais informações sobre o acidente até que uma investigação fosse concluída.

Em maio de 2023, um F-16 caiu em uma área agrícola perto da Base Aérea de Osan, ao sul de Seul, durante um treinamento. O piloto daquela aeronave também ejetou com segurança, e o caso foi encaminhado para investigação.

O F-16 é o principal caça da Força Aérea dos EUA, que tem 738 jatos monomotores do tipo na frota, de acordo com o “World Air Forces 2024”, da Flight Global. A Força Aérea afirma que os F-16 representam cerca de metade de seu estoque de caças.

Os Estados Unidos perdem entre três e quatro unidades da aeronave todo ano devido a acidentes em todo o mundo, de acordo com estatísticas do Centro de Segurança da Força Aérea, fornecidas pela última vez após o ano fiscal de 2021.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.