Por R$ 399.990, o modelo se junta à linha de híbridos da BYD e chama atenção pelo tamanho. São mais de cinco metros de comprimento e quase dois metros de largura. O espaço amplo tem razão de ser: ele acomoda sete passageiros.
Atto 8 é revelado no estande da BYD no Salão do Automóvel 2025, em São Paulo — Foto: Fábio Tito/g1
O único carro da BYD com essa configuração já disponível no Brasil é o Tan. O modelo é um SUV 100% elétrico e foi um dos primeiros da marca a chegar ao país — antes mesmo do BYD Dolphin.
Assim como o “primo” elétrico, o Atto 8 traz um interior luxuoso, condizente com sua posição entre os modelos mais caros da BYD. A cabine combina materiais macios ao toque em dois tons e reúne ainda o pacote tecnológico Olho de Deus, que opera o sistema de assistência DiPilot 300.
O conjunto amplia a capacidade de leitura do ambiente, habilitando o Atto 8 para condução semiautônoma. São 12 câmeras e 18 radares espalhados pela carroceria, além de um sensor a laser (LiDAR) no topo do veículo.
BYD Atto 8, chamado de Tan L na China — Foto: divulgação/BYD
Com isso, o veículo reage de forma mais precisa em diferentes cenários, como ao desviar de outro carro ou de uma moto que se aproxima.
Entre os itens de série, o acabamento refinado se mistura a algumas extravagâncias e equipamentos comuns de modelos mais caros, como:
- Geladeira;
- 21 alto-falantes;
- Central multimídia de 15,6 polegadas;
- Câmeras em 360 graus.
Sob o capô, o Atto 8 traz um sistema híbrido plug-in formado por um motor 1.5 turbo a gasolina que trabalha com dois motores elétricos, um por eixo, alimentados por uma bateria de 35,6 kWh. Somando as potências, o modelo alcança 488 cv.
De acordo com a BYD, ela garante mais de 150 km de autonomia no modo totalmente elétrico, tornando o modelo o híbrido da marca que vai mais longe sem consumir combustível — superando, com bastante folga, os 87 km do Song Plus Premium.
Somando o tanque de combustível, com uma carga completa da bateria, o BYD Atto 8 percorre até 900 km sem parar.
Salão do Automóvel 2025
A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.
Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.
A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.
O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.
Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.
*Essa reportagem está em atualização.