Home Mundo Blinken chega à Arábia Saudita para tentar avançar negociação de reféns | CNN Brasil

Blinken chega à Arábia Saudita para tentar avançar negociação de reféns | CNN Brasil

por marianacatacci
0 Comente
blinken-chega-a-arabia-saudita-para-tentar-avancar-negociacao-de-refens-|-cnn-brasil

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou à Arábia Saudita nesta segunda-feira (5), a primeira parada de sua atual viagem ao Oriente Médio. Ele busca avançar em várias questões, como no acordo sobre reféns, o futuro de Gaza no pós-guerra e a tentativa de garantir que a guerra entre Israel e Hamas não se transforme em um conflito regional ainda maior.

Esta é sua quinta viagem ao Oriente Médio desde os ataques de 7 de outubro. As autoridades norte-americanas reconhecem que um acordo não pode avançar sem uma solução de dois Estados.

Acordo para libertação de reféns e interrupção dos combates

A autoridade sênior do Departamento de Estado disse que é “impossível” prever se haverá um avanço nas negociações e quando isso ocorrerá. “É uma daquelas coisas que não sabemos, porque a ‘bola’ agora está no campo do Hamas”, disse a autoridade.

Prevenção de um conflito regional mais amplo

Blinken argumentará novamente que as ações dos EUA na região têm sido defensivas, não agressivas. No final da semana passada, os EUA lançaram ataques contra milícias apoiadas pelo Irã no Iraque e na Síria em retaliação a um ataque mortal contra uma base americana na Jordânia. Eles continuaram com uma série de ataques contra o alvo Houthis.

Mais ajuda para Gaza

“Estamos conversando com os israelenses todos os dias sobre uma série de questões humanitárias diferentes, e estamos progredindo nelas. Mas para conseguir avanços reais em algumas das grandes questões, uma das duas coisas tem que acontecer: o Secretário tem que aparecer ou o Presidente tem que falar ao telefone com o primeiro-ministro. Portanto, sempre que vamos a Israel, trazemos uma lista de coisas que estamos tentando promover”, disse o funcionário sênior do Departamento de Estado.

Mesmo assim, apesar das inúmeras visitas presenciais de Blinken, a ofensiva israelense em Gaza continua se intensificando após quase quatro meses, o número de vítimas continua alto e as intenções dos EUA para o pós-guerra em Gaza têm sido repetidamente e publicamente rejeitadas pelo governo de Benjamin Netanyahu.

Nesta segunda-feira, Blinken também continuará discutindo as perspectivas de normalização dos laços diplomáticos entre sauditas e israelenses.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.