Início » Avião da Embraer convertido em cargueiro será apresentado em evento internacional de aviação na Inglaterra; veja como é o modelo

Avião da Embraer convertido em cargueiro será apresentado em evento internacional de aviação na Inglaterra; veja como é o modelo

por Editor
12 visualizações
aviao-da-embraer-convertido-em-cargueiro-sera-apresentado-em-evento-internacional-de-aviacao-na-inglaterra;-veja-como-e-o-modelo

O novo avião E-190F da Embraer, modelo que foi convertido em cargueiro, será apresentado na maior feira internacional de aviação, o Farnborough International Airshow, que será realizado na Inglaterra, no continente europeu.

Segundo a Embraer, empresa do ramo de aviação que tem sede em São José dos Campos, o evento será realizado entre os dias 22 e 26 de julho.

No evento, o novo E-Freighter, o E190F, fará sua primeira aparição pública. O modelo é um Embraer 190 que, originalmente, foi configurado para 120 passageiros, mas, hoje, se tornou um avião de carga.

Nova avião da Embraer será apresentado na maior feira internacional da aviação

Nova avião da Embraer será apresentado na maior feira internacional da aviação

Há dois anos a empresa iniciou o projeto de conversão das aeronaves da família E-1 para cargueiros. O projeto ‘Freighter’ foi pensado para aumentar a vida útil da primeira família de E-Jets, que já completa 20 anos.

A remodelagem contou com a participação de mais de 20 engenheiros. O maior desafio foi reprojetar a porta de carga. Ela fica ao lado da porta original de passageiros, mas é cinco vezes maior. Internamente, toda a estrutura foi adaptada para a acomodação de carga.

Além do cargueiro, outros aviões e projetos serão apresentados, exibindo aeronaves para aviação comercial e defesa, que inclui o E195-E2; a aeronave de transporte tático militar multimissão C-390 Millennium e a aeronave A-29 Super Tucano. Os dois primeiros terão demonstrações em voo.

Primeiro avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural em São José dos Campos — Foto: CLAUDIO CAPUCHO/Embraer

Voo inaugural

O primeiro avião da Embraer convertido de transporte de passageiros para cargueiro fez um voo inaugural em São José dos Campos (SP), sede da empresa, no dia 5 de abril.

Considerado um sucesso pela empresa, o voo inaugural foi realizado com um E190F. A equipe a bordo voou por aproximadamente duas horas e fez uma avaliação completa da aeronave, que pertence à Regional One, companhia de leasing dos Estados Unidos.

Os aviões ‘E-Freighter’, como a categoria foi designada, foram inicialmente fabricados para transportar passageiros, mas passaram por um processo de conversão para o transporte de carga.

As aeronaves são E-Jets e estão divididas em dois modelos na conversão em cargueiros: E190F – com carga útil estrutural máxima é 13,5 toneladas – e E195F – com capacidade para 14,3 toneladas.

Embraer aposta em conversão de aviões comuns em cargueiros para crescer no mercado aéreo de cargas. — Foto: André Luís Rosa/TV Vanguarda

De acordo com a Embraer, os modelos têm mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que as aeronaves de fuselagem estreita, conhecidas como ‘narrowbodies’.

Os modelos seguirão em testes antes de entrar em operação, o que não tem previsão para acontecer. Até o momento, todos os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas foram bem-sucedidos.

Lançado em 2022, o programa de conversões de E-Jets de transporte de passageiros para cargueiros contou com a participação de 40 fornecedores de todo o mundo e mais de 600 funcionários da Embraer. Segundo a empresa, foram dedicadas 500 mil horas ao programa.

Primeiro avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural em São José dos Campos — Foto: CLAUDIO CAPUCHO/Embraer

Avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural

Avião da Embraer convertido em cargueiro faz voo inaugural

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®