Home Brasil Amazonas é o primeiro estado do Norte a receber doses de vacina contra a dengue | CNN Brasil

Amazonas é o primeiro estado do Norte a receber doses de vacina contra a dengue | CNN Brasil

por guilhermegama
0 Comente
amazonas-e-o-primeiro-estado-do-norte-a-receber-doses-de-vacina-contra-a-dengue-|-cnn-brasil

O estado do Amazonas recebeu, neste sábado (10), 78.760 doses da vacina contra a dengue. De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Tatyana Amorim, o estado é o primeiro da região norte a receber as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Informações obtidas junto à Secretaria de Estado de Saúde do estado inficam que o estado tem 4.771 casos prováveis da doença e ocupa o nono lugar no ranking nacional.

Amorim também destacou que a chegada da vacina fortalece a resposta do Amazonas para o enfrentamento à dengue e funciona como ação complementar às medidas preventivas contra a doença, e enfatiza a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como a dengue.

“O Amazonas é o primeiro estado da região norte a receber a remessa de doses da vacina Qdenga, para prevenir contra a dengue. Mesmo com a vacina, nós precisamos reforçar as medidas dentro da nossa casa, que se referem ao controle do mosquito, como evitar água parada e deixar os reservatórios fechados. A vacina chegou para ser mais uma forma de prevenir”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Doses serão distribuídas em doze municípios

A vacina Qdenga, da farmacetucia japonesa Takeda, será destinada a doze municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

A distribuição das doses de vacina será realizada a partir de quinta-feira (15). Nesta primeira etapa, a vacina será destinada a crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses .

Os municípios, que são responsáveis pela operacionalização da campanha de vacinação, vão determinar o início da vacinação nos territórios municipais. A incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi oficializada em dezembro de 2023.

*(sob supervisão de Marcos Guedes)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.