Air Canada vai retomar operações neste domingo após determinação do governo canadense; greve afetou voos no Brasil

Air Canada vai retomar operações neste domingo após determinação do governo canadense; greve afetou voos no Brasil

Segundo a agência de notícias Reuters, a previsão é de que os voos sejam retomados a partir das 21h, no horário de Brasília.

No sábado, o governo do Canadá anunciou medidas para encerrar a greve dos comissários de bordo da Air Canada, alegando que era preciso agir de forma imediata para evitar prejuízos econômicos de longo prazo.

A ministra do Trabalho, Patty Hajdu, informou que pediu ao Conselho Canadense de Relações Industriais a imposição de uma arbitragem obrigatória entre as partes, determinando o fim imediato da greve.

“Exerci minhas autoridades sob a Seção 107 do Código Trabalhista Canadense para direcionar o Conselho Canadense de Relações Industriais a ordenar que as partes retomem e continuem suas operações e deveres, a fim de garantir a paz trabalhista e proteger os interesses do Canadá, dos canadenses e da economia”, afirmou.

A suspensão atingiu rotas com passagem pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que têm como destino ou origem as cidades de Toronto, Montreal e Buenos Aires.

  • 🛫 Segundo uma consulta ao painel de voos do aeroporto na manhã deste sábado, três partidas (para Buenos Aires, Toronto e Montreal) e duas chegadas (de Toronto e Buenos Aires) foram canceladas.
  • 🛬 O aeroporto de Guarulhos orienta que os passageiros procurem a companhia para mais informações.
  • O g1 entrou em contato com a Air Canada para saber se mais voos no Brasil foram afetados, mas ainda não obteve resposta.

No mundo todo, segundo a companhia, mais de 700 voos foram suspensos.

Passageiros aguardam atendimento em balcão da Air Canada no Aeroporto Internacional em Québec na sexta-feira (15) — Foto: Christinne Muschi/The Canadian Press via AP

Em nota, a Air Canada lamentou os transtornos causados pelo cancelamento e orientou que os clientes afetados não se dirijam aos aeroportos.

“A companhia notificará os clientes com viagens previstas em breve sobre voos adicionais que venham a ser cancelados e as respectivas opções disponíveis. Para os clientes com voos próximos ainda não cancelados, a Air Canada implementou uma política de cortesia que permite remarcar a viagem ou obter crédito para uso futuro”, diz a nota.

Segundo o porta-voz do Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), Hugh Pouliot, a greve começou após falta de acordo entre os funcionários e a companhia por reajuste salarial.

Os comissários iniciaram a paralisação por volta da 1h da manhã (5h no horário de Brasília) neste sábado. A paralisação total deve impactar cerca de 130 mil pessoas por dia, incluindo 25 mil canadenses que podem ficar retidos no exterior. A Air Canada opera cerca de 700 voos pelo mundo diariamente.

A Air Canada e o Sindicato Canadense dos Empregados Públicos estão em negociações contratuais há cerca de oito meses. Ambos os lados reconhecem que seguem distantes de um acordo referente à questão salarial e ao trabalho não remunerado dos comissários quando os aviões não estão em voo.

O sindicato recusou na sexta-feira (15) o pedido da companhia para levar o caso para intermediação do governo, uma medida que eliminaria o direito de greve e transferiria a decisão sobre os termos do acordo a um mediador independente.

A proposta mais recente da companhia incluía aumento de 38% na remuneração total — incluindo benefícios e aposentadoria — ao longo de quatro anos, o que, segundo a empresa, “tornaria nossos comissários os mais bem remunerados do Canadá”.

O sindicato, no entanto, rejeitou a proposta, alegando que o reajuste de 8% no primeiro ano não seria suficiente diante da inflação.

Painel de voos cancelados e atrasados da Air Canada no Aeroporto Internacional de Québec — Foto: Christinne Muschi/The Canadian Press via AP

O que acontece quando há atraso ou cancelamento de voo?

Assim que a companhia aérea tiver conhecimento de que haverá o atraso ou cancelamento de voos, deve notificar imediatamente o consumidor.

Devem, ainda, partir da própria empresa as seguintes medidas:

  • Manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
  • Oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material (veja mais abaixo);
  • Oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.

Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro

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