Início » &

&

por Editor
13 visualizações
&

Cana Verde tem 5.272 moradores de acordo com o Censo 2022. Só no Instagram, o “Tião Bruto e Sistemático”, como é conhecido nas redes sociais, tem 530 vezes mais seguidores do que habitantes na cidade natal dele.

Tião Bruto e Sistemático, Cana Verde (MG) — Foto: Lara Silva/g1

Estes seguidores são atraídos pela simplicidade e a forma como o aposentado mostra a vida de quem mora na roça. Os bordões “Xepo”,” Lepo” “Oua”, “Vorta” estão na boca dos fãs, que pedem para que ele os reproduza a cada visita e postagem.

O g1 foi até Cana Verde para conhecer esta personalidade e o bar que ficou famoso nas redes sociais.

Conheça o Tião, aposentado de Cana Verde que faz sucesso nas redes sociais

Conheça o Tião, aposentado de Cana Verde que faz sucesso nas redes sociais

De aposentado da prefeitura a influencer

Tião trabalhou como servidor público até aposentar. Em paralelo a isso, ele mantinha um bar rústico nas propriedades de sua residência, na zona rural de Cana Verde. O bar é a grande paixão da vida de Sebastião e foi justamente este empreendimento que fez a vida dele mudar.

O contato de Tião com as redes sociais começou por causa do filho, Emerson, o Merson. Há três anos, ele trabalha como influencer e faz parte de um grupo chamado “grupo dos Largos”, que conta com a participação de Gustavo Tubarão, que tem mais de 11 milhões de seguidores no Instagram.

Tião com Gustavo Tubarão e Merson em Cana Verde (MG) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Tubarão também é de Cana Verde e foi quem fez Tião estourar nas redes sociais. Tudo começou com pequenas filmagens no perfil do influencer e culminou com a criação do perfil de Tião.

“Eu gosto de palhaçada mesmo e aí ele começou me gravando, me filmando. O Gustavo mandou me seguir, começou a me filmar e me jogando, me jogando e caiu aonde caiu, sem eu esperar. Nunca passava isso na minha cabeça, nunca mesmo”.

Tião com influencers em Cana Verde (MG) — Foto: Lara Silva/g1

“No começou eu brigava com o Merson, xingava ele. A família inteira falava: ‘larga disso, é besteira, você vai dar má nota ai’, mas ele falava: ‘eu gosto, eu vou’. E aí foi indo e ele falou pra mim: ‘pai, eu vou por o senhor e o bar famoso’. O bar tá nessa altura por causa disso ai”, contou Tião.

Xepo, Lepo, Vortaa…

Sem entender muito de tecnologia e saber como usar todas as funções de um celular, Tião conta atualmente com a ajuda dos outros influencers da cidade, da família e também de uma assessoria de imprensa para gravar os vídeos.

Na gravações, ele mostra a simplicidade do bar, fala palavrões e revela o cotidiano do homem da roça. Aos poucos Tião foi ganhando seguidores até atingir mais de 2,8 milhões em uma das redes sociais.

Tião gravando vídeos para as redes sociais — Foto: Reprodução/Redes sociais

“Às vezes eu estava deitado na rede, o Gustavo chegava aqui e já ia com o celular na mão filmando. E perguntava: ‘Tião, o que você tem?’ Eu falava: ‘preguiça’. Outro dia ele perguntava: ‘Tião, quantos peidos você deu?’ Eu falava: ‘Oito, Gustavo’. E ai foi.”

O sucesso, segundo ele, é por causa das palhaçadas e do jeitinho como leva a vida. Os bordões “Xepo, Lepo, Vorta” caíram no gosto do público.

“Chega gente aqui que está sentindo um pouco de problema, que diz que vê os vídeos meus e esquecem daquilo. Coisa melhor que tem no mundo, né? Como é que pode, né? Eu nessa idade de 71 anos, ganhar uma fama dessas como eu tenho hoje”.

Bar do Tião, em Cana Verde (MG) — Foto: Lara Silva/g1

“Eu não posso chegar em Campo Belo que eles faz isso [se aglomeram] e não deixam eu andar. Toda cidade que eu vou e passo: ‘Oh, Tião!’, Mas eu penso: não pode, eu nunca vi essa pessoa, então como é que está me chamando de Tião. É a internet ne?”.

Quer copo limpo? Tem que lavar!

O bar de Tião é o cenário de grande parte dos vídeos. O empreendimento existe há 45 anos e, desde que seu fundador viralizou, tem recebido cada dia mais visitantes.

O local é simples e está instalado no terreno onde fica a residência de Tião. Não tem mesas, cadeiras e se você quiser copo limpo, tem que lavar. O bar é rústico, do jeitinho que o Tião gosta.

“O negócio é que o povo chega aqui e os copos estão sujos ali e eles pedem: dá uma cerveja. Às vezes eu pego cerveja e entrego né. Olho lá (na pia) e falo ih! Tem copo limpo não? Não, se quiser você vai lá lavar uai! Eu não vou lavar copo sem beber não né, não é eu que vou beber”.

Visitantes que quiserem copo limpo têm que lavar na pia do bar do Tião, em Cana Verde (MG) — Foto: Lara Silva/g1

“E é isso aí que as pessoas gostam. É tão engraçado que se eu xingar os outros, os outros não queimam comigo. E com os outros eles podem queimar. E eu xingo e eles dão risada. Eles acostumaram com aquele jeito meu.”

O bar funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 21h. Por causa do sucesso de Tião nas redes sociais, o estabelecimento tem recebido caravanas de todo canto do país.

“Tem dia que a gente não tá esperando e encosta van lotada, ônibus. Já veio uns três ônibus lotados de gente. Até de São João Del Rei tinha um ônibus lotado no meio de semana Aí é bom demais, todo mundo falando que vai fazer para vir cá”.

Bar do Tião, em Cana Verde (MG) — Foto: Franco Junior

Nos dias em que o bar está aberto, a dedicação do inluencer é total.

“Se tiver gente o dia inteiro, eu tô aqui. Uns falam ‘se a turma tá lá, é daqui, conhecido, de confiança, precisa o senhor ficar lá não. Larga o cadeado aberto e na hora que eles forem embora, eles mesmos trancam o cadeado’. Mas eu não sei, eu gosto de ficar no meio disso. Eu gosto de ficar junto com eles”.

Vida nova aos 70 anos

O sucesso nas redes sociais proporcionou ao Tião uma nova vida. Ele é casado, pai de oito filhos e avô de sete netas. Aos 71 anos, ele tem descoberto emoções que nunca havia vivido até então.

“Olha esses famosos que eu conheci tudo ali. É coisa que eu nunca pensava na minha vida. No Mineirão nunca tinha ido, nunca tinha entrado no Mineirão. Fui lá e entrei no gramado. Por quê? É por causa disso ai”.

Bar do Tião, em Cana Verde (MG) — Foto: Lara Silva/g1

“Igual foi do Gustavo Lima mesmo, né? Aquele tudo de gente ali, ele me chamou lá no palco lá. Se não fosse isso, nem lá eu ia. Igual a gente foi no Mato Grosso, antes disso, eu não saía de casa”.

E se depender do Tião, os vídeos vão continuar sendo feitos por muito tempo.

“É bom demais da conta o povo querer conhecer a gente. É uma pena não ser uns 30 anos atrás. Nossa, agora a gente já está quase no final da vida mesmo né, tem que aproveitar”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®