Casa CidadesBetim Betim / MG – Inicia, na próxima segunda (27)

Betim / MG – Inicia, na próxima segunda (27)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2024

por Editor
114 visualizações

→ A Prefeitura de Betim inicia, na próxima segunda (27), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2024. Podem ser imunizadas todas as crianças de 2 meses a 4 anos. As que ainda não completaram o esquema vacinal primário de três doses receberão a vacina inativada poliomielite (VIP). Já as crianças a partir de um ano, com o ciclo de imunização completo, receberão o reforço com a gotinha da vacina oral poliomielite (VOP). A campanha vai até o dia 14 de junho e o Dia D de mobilização será no sábado, 8 de junho, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para a vacinação. O imunizante está disponível em todas as UBSs do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Segundo o Ministério da Saúde, o último caso da poliomielite no Brasil foi registrado em 1989 e, em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus. Contudo, em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o país como área de alto risco para reintrodução do vírus devido às quedas progressivas das coberturas vacinais. Para reduzir o risco do vírus voltar a circular é necessário que a meta de cobertura vacinal, preconizada em 95%, seja alcançada.

Em Betim, de acordo com dados epidemiológicos, foi registrado um aumento da cobertura vacinal para as crianças menores de 1 ano, passando de 84,24%, em 2022, para 93,91%, em 2023. Já para as crianças entre 1 e 4 anos, o índice ficou em 80,66%, em 2022, e 81,37%, em 2023.

“Os esforços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde em prol da vacinação nos últimos anos resultaram no aumento da cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023, mas ainda não foram suficientes para alcançar a meta de 95%. A campanha de vacinação visa mobilizar a população e resgatar as crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema de imunização. Somente com mais de 95% das crianças vacinadas é que poderemos assegurar que o vírus não voltará a circular no país”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Fonte: Pref. Municipal de Betim

→ Siga, compartilhe, comente e deixe seu like, assim conseguiremos levar as informações e notícias a toda comunidade de Betim e região.

Disponível em:

https://tvbetim.com.br

https://jornaldeminas.com.br

Instagram: @jornaldeminasoficial

→  Tv Betim, Jornal de MinasRádio Betim  –  Juntos, por você, por Minas e pelo Brasil

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®