&

&

Afirmação foi feita durante sabatina no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji no Teatro da ESPM, em São Paulo (SP)


Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social — Foto: TV Brasil/Reprodução

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta sexta-feira (11) que o “Estado brasileiro falhou” na conduta sobre a fraude dos descontos associativos que atingiu aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

“O Estado brasileiro falhou porque nunca se fez o batimento daquelas listas de aposentados que autorizavam ser descontados em folha. O INSS nunca, na história, nessas décadas, conferia isso. Tomava como verdade os dados das associações”, disse.

A afirmação foi feita durante sabatina no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji no Teatro da ESPM, em São Paulo (SP).

Apesar de admitir a falha, Queiroz disse que identificar a fraude foi um processo difícil, mesmo com os alertas sobre os descontos irregulares recebidos nos últimos anos.

“As primeiras denúncias datam de 2019, 2020. A Polícia Federal investigou, o Ministério Público Federal também, não conseguiram achar. Não eram coisas simples de achar. A própria CGU passou um ano e meio para poder levantar todos esses dados e deflagrar a operação ‘Sem Desconto’.”

Esta reportagem está em atualização.

INSS abre sistema para aposentados aderirem a acordo

Postagens relacionadas

Ex-Prefeito de Betim – Vittorio Medioli Rebate reportagem.

Tarifa de Trump afeta exportação de mel do Piauí

Agro brasileiro aciona diplomacia para conter impacto de tarifas de Trump